terça-feira, 17 de maio de 2016

Caixinha de música - A Playlist de Sombra e Sol


Saudações, queridos leitores! Pois é, faz mais de mês (acho) que eu não passo aqui, mas voltei e voltei por uma boa causa. Como vocês sabem, minha mais nova empreitada literária está alocada no wattpad e eu ando bem empolgada. Sombra e Sol já tem 143 leituras (tá, eu sei que é pouco, mas, para mim, é o suficiente pra ficar felizinha. Afinal, na Amazon eu basicamente não vendo nada. Então, 143 leituras é muito mais do que eu esperava) e sete capítulos publicados.

Eu curto muito música, ela influencia bastante na minha escrita. Escrevo as "primeiras versões" das minhas coisas ouvindo música (para revisar/reescrever eu geralmente prefiro o silêncio); é impressionante o quanto ela me ajuda a conhecer melhor meus próprios personagens. Eles geralmente acabam ganhando "temas" (instrumentais ou cantados) e isso muitas vezes funciona como uma "bússola". 

Recentemente, esta anta que vos fala descobriu o maravilhoso (e muy antigo) recurso das playlists no youtube e se empolgou a fazer uma para "Sombra e Sol". Eu comecei a escrever esta história logo depois de terminar "O Despertar de Kathul" (novembro de 2015). Desde então, tenho escutado melodias que me influenciaram bastante. A lista de todas elas seria muito grande; tem uma porção de coisas bem (ou mais) "cheesy", breguinhas, que fazem parte da minha lista secreta de "guilty pleasures" (eu ainda falo sobre isso). Portanto, eu não coloquei tudo; quis selecionar as mais significativas e que tivessem relação mais direta com os personagens e a história. Sem mais delongas, vamos lá:




Dezoito músicas e uma "breve" explicação sobre elas (sem super spoilers, juro!):

1 e 2 - A abertura e a música final da adaptação de "Longe deste insensato mundo/Far from the madding crowd". Um dos personagens de "Sombra e Sol" é filho do Myron e da Valenia (tá, spoiler leve, mas isto não revela o que acontece com eles, né?), cujo "tema" sempre foi esta música, "The Gravel Road". A semelhança entre "The Gravel Road" e o tema de "Far From the Madding Crowd" é grande e me lembro de ter relacionado a melodia ao El, à Lily e a tudo que tivesse relação com a história. Estes são os temas instrumentais de "Sombra e Sol" porque são como "filhos" de "The Gravel Road", o tema de Valenia e Myron, na minha cabecinha XD. 

Fora que é uma música linda, emocionante, e tem tudo a ver com a história. Pronto. 

P.S. Assistam "Far from the Madding Crowd". A mocinha dá nos nervos, mas é um bonito romance de época. Leiam o livro também. 

3 - Danza de Fuoco e Ghiaccio - Rhapsody of Fire - Esta é a música do bardo da história, Dufel (é outro Dufel. Desculpe. Há uma explicação). Tem tudo a ver com ele (é ele cantando, pronto) e seria a música de abertura de Sombra e Sol caso a história virasse uma série de TV/anime, hehehe. Fala sobre a Lua, sobre o Sol, sobre um lobo de olhos vigilantes... é poética, é alegre. Tudo a ver com a história e com o Dufel "falsificado", como o Eladar gosta de falar. Caso encerrado. 

4 e 5 - The one that got away e Poison and Wine - The Civil Wars - estas duas músicas têm letras não exatamente exatas (hahahaha, redundante, eu?) para a história. Porém, elas têm um clima muito apropriado aos "conflitos existenciais" de uma das personagens, a Faena. Quem for acompanhando a história saberá que ela tem tudo a ver com "Oh, if I could go back in time... I wish I never ever seen your face... I wish you were the one that got away" e "I don't love you, but I always will". Bichinha marrenta, esta Faena XD. 

6 - Strangely Beautiful - Amethystium - uma instrumental que tem tudo a ver com Faena, Faedran e a mágica Afeldhun.

7 -With or without you - U2 - "See the stone set in your eyes, see the thorn twist in your side, I wait for you [...] And you give yourself away [...] My hands are tied, my body bruised, she got me with nothing to win and nothing left to lose".  Tudo a ver com o Eladar e eu deixo para vocês a missão de descobrir o porquê lendo XD. (brincadeira, é que se eu conto é spoiler). 

8 - The bioluminescence of the night - James Horner - Tema de Afeldhun, conhecida como "a floresta dentro da floresta". :)

9 - The Cage - Sonata Arctica - um quase tema do personagem Faedran por motivos que vocês terão de descobrir lendo também. "Freedom has a meaning for me [...] Howl with me" :D. 

10 e 11 - Sleepsong e Lullaby - Secret Garden e Josh Groban - Estas aparecem porque, basicamente, temos mamães, papais e filhotes nesta história e estas seriam as músicas que as mães e os pais cantariam para suas crias. ♥

12 - Te tengo miedo - Adriana Mezzadri - uma música que fala sobre uma moça que está querendo afastar seu amor porque tem medo do coração cigano dele (por mais breguinha que isso possa soar), tem tudo a ver com a querida Lyriel. Além disso, esse clima "bárdico" da melodia... aaaah.... até posso imaginar todos dançando em um Festival da Lua Cheia. 

13 - I can't help falling in love with you - Hayley Reinhart - "Wise men say... only fools rush in... but I can't help...". Opa, vamos parar por aqui.

O clássico de Elvis aparece aqui em uma versão feminina suave - mas intensa e cheia de sentimento - que tem tudo a ver com a... Driali? Sim, mas esta não é a Driali de O Enigma da Lua. É outra, uma guerreira ruiva tão sensata e séria quanto a primeira Driali (mas menos sentimental). 

Também tem a ver com a Faena... quem diria. :)

14 - Dark Night of the Soul - Loreena Mckennitt - basicamente, a música de todo mundo que se apaixona nesta história. Porque é tudo meio complicado e vai exigir muita entrega. 

15 - Fear not this night - Asja - esta é uma música de irmãos. Com certeza parece algo que Lyriel e Eladar diriam um ao outro nos momentos difíceis, e parece o jeito como a Olena (logo ela aparece!) fala com a Lyriel em certas cenas da história. 

16 - If we hold on together - cover by Jenn - música muito fofa e que tem cara de encerramento de anime. Eu usaria para este fim, se Sombra e Sol virasse uma animação japonesa. Já imagino cenas dos personagens sentadinhos olhando para as estrelas e vendo o sol nascer, tipo quarto encerramento de Inuyasha. (Sou doente. MEGURU MEGURU TOKI NO NAKA DE :´). Enfim, a letra tem tudo a ver com a história e passa o clima dela certinho. 

"Words are swaying... someone is praying... please let us come home to stay" :´) 

(Peguei um cover porque achei mais suave. Mas também amo a original com a Diana Ross). 

17 - Brothers under the sun - Bryan Adams - Esta música de Spirit - O Corcel Indomável tem tudo a ver com Faedran e com Faena, mesmo ela sendo uma péssima irmã em certo momento desta história. Vocês verão. 

18 - Come away to the water - Esta música foi escrita para o Eladar, sério. De um ponto de vista "vilânico", mas foi. "Come away little lamb, come away to the slaughter... come away, little light, come away to the darkness". Sério, dá até medo. Não, eu não tinha ouvido ela antes de escrever. Nem me lembro como a conheci, mas sei que combina perfeitamente. Brrrr! 

Bem, é isso, pessoal. Espero que esta playlist ajude a instigar certa curiosidade sobre Sombra e Sol. De qualquer modo, foi divertido! Abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, comentários são sempre bem vindos! No entanto, postagens com linguajar muito chulo, caráter ofensivo ou preconceituoso (e todas estas coisas que pessoas adultas são plenamente capazes de evitar) serão apagadas. Trolls, só na mesa de jogo. Obrigada :).