Caixinha de música - A trilha (medieval/renascentista) de "A Muralha" - parte III



SAUDAÇÕES, queridos e raros leitores!! Demorou, mas aqui estou de volta com minhas postagens musicais sobre a trilha de "A Muralha"! (Mais esclarecimentos AQUI).

Bem, como achei que a postagem anterior ficou muito grande, vou dividir o que seriam outros dois posts bem extensos em partes menores com, no máximo, duas ou três músicas cada. Acho que fica mais simples e mais gostoso de ler. Eu tenho uma péssima mania de ser prolixa, portanto, esta é a minha tentativa de tornar a vida dos possíveis leitores mais fácil. 

CAHAM. Vamos lá! Na última postagem, falei sobre temas de casais, certo? Hoje vou falar de músicas de personagens específicos e vou começar pelas minhas favoritas: as melodias ligadas a Dom Guilherme (Alexandre Borges) e Padre Miguel (Matheus Nachtergaele).

Primeiro, vamos a Dom Guilherme. Lembram que eu disse que Guilherme era o "bardo" de "A Muralha"? Ainda me lembro do meu encantamento com uma cena em que ele está tocando um alaúde e cantando, e Dona Ana (Letícia Sabatella) vai até ele, curiosa. Então ele pergunta à moça se ela gosta de música, ao que ela assente, e ele diz: "é quando Deus está mais perto dos homens. Até os padres sabem disso". Nunca me esqueci desta fala ♥. A cena é esta (começa aos 1:43 minutos). Dom Guilherme está cantando uma música em "espanhol" (foi o que eu pensei na época) e eu fiquei meio obcecada por ela anos e anos.

Ela também é a música que Guilherme canta para Ana debaixo da janela quando ela está doente; havia, inclusive, uma versão instrumental que tocava aqui e ali, sempre ligada a ele ou aos dois. Só que a canção não estava presente no CD da trilha, o que era bem frustrante! O que me restou? Caçar a bichinha no YouTube até eu reconhecer a melodia. Foram listas e listas de músicas sefarditas até que eu encontrei "Una pastora yo ami". 




Esta é minha versão favorita das que encontrei, bem mais alegrinha do que a versão da série (que eu acho linda). A música é cantada em ladino e fala sobre um garoto que amava uma pastora e foi esquecido por ela. Meu nível de obsessão pela canção é tão alto que escrevi um pequeno poeminha pensando nela; ele vai figurar em "Sombra e Sol", minha série lá no wattpad. É muito amor ♥ e, mais uma vez, uma escolha muito sensível, já que Guilherme se apaixona por uma judia e esta música pertence à tradição dos judeus da península ibérica.

Bem, mas vamos à música que, depois de "La Rosa Enflorece", talvez seja a minha favorita da série toda: o tema de Padre Miguel.

Padre Miguel é o Athelstan de "A Muralha" (na verdade, Padre Miguel surgiu primeiro, então digamos que Athelstan é o Padre Miguel de Vikings XD): jesuíta, cristão, ele começa a série plenamente convicto de suas crenças, mas vai entrando em contato com outra cultura (a dos índios), apaixona-se, enfrenta o terrível Dom Jerônimo e acaba mudando muito. Porém, continua sempre sendo uma pessoa boa e compassiva. É um dos meus personagens favoritos e eu ficava de olhos marejados TODA VEZ que o tema dele tocava:



(É a melodia da cena que começa aos 9:42 minutos ♥).

Creio que esta música foi uma das mais difíceis de encontrar porque eu não fazia ideia de onde ela vinha... estava claro que era religiosa, que devia fazer parte da liturgia da época, mas eu não a encontrava. Bem, foi então que, um dia, em uma das milhares de listas de música medieval que estava escutando, descobri a linda "Hanac Pachap Cuissicuinin" (Alegria dos céus) e chorei como uma criancinha.

 


"Hanac Pachap Cuissicuinin" é um hino Quechua à Virgem Maria, escrito em 1622 por um frei franciscano chamado Juan Peréz Bocanegra. Tendo sido publicado em 1631, foi um dos primeiros hinos religiosos a ser difundido no Novo Mundo. Não se sabe se a melodia foi composta pelo próprio Bocanegra ou por um nativo...

Acho a história e a música tão absolutamente fascinantes que vou colocar a letra dos primeiros versos aqui, só para vocês sentirem o "clima" da coisa. A escolha, novamente, foi muito, muito acertada para acompanhar o padre Miguel, já que se trata de um hino jesuíta e já que Padre Miguel pinta uma Virgem Maria indígena ao longo da história: 

Quechua
Hanacpachap cussicuinin,
Huaran cacta muchas caiqui.
Yupairuru pucocmallqui,
Runa cunap suyacuinin.
Callpannacpa quemicuinin,
Huaciascaita.

Uyarihuai muchascaita
Diospa rampan Diospamaman
Yurac tocto hamancaiman
Yupascalla, collpascaita
Huahuaiquiman suyuscaita
Ricuchillai.
English
Heaven's joy!
a thousand times shall we praise you.
O tree bearing thrice-blessed fruit,
O hope of humankind,
helper of the weak.
hear our prayer!

Attend to our pleas,
O column of ivory, Mother of God!
Beautiful iris, yellow and white,
receive this song we offer you;
come to our assistance,
show us the Fruit of your womb.

Lindo, não? Fiquemos aqui, por hoje, com estas duas canções, terra e céus. Convenhamos, nem precisa de mais! 

Comentários

  1. Lindas canções, e parabéns pelo ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Ainda hoje sou frustrada porque não tenho a versão de Hanacpachap cussicuinin da série que é linda demais. A Muralha foi a série mais linda que assisti, fala sobre a construção da identidade dos brasileiros, maravilhosa. Demorei para conseguir a trilha sonora, mas não sosseguei até consegui-la rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Estou aqui brava comigo mesma por só ter visto seu comentário hoje! Eu também ainda hoje sou frustrada por não ter a versão de Hanacpachap cussicuinin da série. É maravilhosa, sempre me emociona. Eu também demorei para conseguir a trilha e teve que ser por métodos não convencionais. Queria que eles lançassem um CD com todas as canções, como a do Padre Miguel e a versão de "Ay triste que vengo" da série, ou mesmo "A la una yo nasci". Esta é mesmo uma série linda, que eu assistirei mil vezes se passarem mil vezes.

      Excluir
  3. wow... terminei a mini serie hoje...e encontrei aqui essas duas musicas que não saia de minha cabeça... risos..Perfeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo! Fico feliz de sempre ter alguém por aqui que encontra essas postagens sobre a trilha de A Muralha. :)

      Excluir

Postar um comentário

Olá, comentários são sempre bem vindos! No entanto, postagens com linguajar muito chulo, caráter ofensivo ou preconceituoso (e todas estas coisas que pessoas adultas são plenamente capazes de evitar) serão apagadas. Trolls, só na mesa de jogo. Obrigada :).

Postagens mais visitadas