D&D 30 Day Challenge - #Dia6

Hoje o assunto é mistico! Vamos falar sobre uma das coisas mais legais em termos de ambientação: as divindades. Eu, como boa curiosa e apreciadora de religiões em geral, obviamente adorei o desafio do dia 6...

#Dia 6  - Divindade favorita.

Símbolos sagrados de algumas das divindades do Greyhawk
As ambientações de D&D são como mundos de alta fantasia, com costumes, línguas e deuses diferentes. Em Elgalor, usamos os deuses do panteão de Greyhawk, aqueles que aparecem no livro do jogador mesmo. Sempre curti bastante os deuses criadores, como Corellon Larethian, o criador dos elfos, Moradin, pai dos anões, Yondalla, patrona dos halflings... porém, meu deus favorito é outro; é aquele que mais personifica o aspecto da bondade e da cura. Senhoras e senhores, abram as janelas e deixem o sol entrar, porque Pelor está aqui, abençoando este blog e ganhando a medalha de ouro no meu coração.

Pelor é o deus da cura, da luz, da bondade e da força espiritual (isso é muito importante; o deus da força física é outro, Kord). Eu gosto demais do dogma de Pelor porque ele vai em uma linha meio franciscana, de ajudar os pobres, ter compaixão, abnegação... Bahamut, o deus dos dragões metálicos (bons), também tem um dogma bastante parecido, mas me identifico mais com Pelor por ele ser um velhinho de barbas douradas e por ter como símbolo o sol. Eu amo o sol, a luz dele me deixa feliz e revigorada.



O que eu canto quando eu vejo o sol saindo depois dos intermináveis dilúvios da minha cidade chuvosa. I WAS FEELING SO EMPTY UNTIL YOU CAME BACK!!! OOOOOOH SOLEY SOLEY (nem sei se soley tem um significado, mas eu relaciono com o sol e pronto). 

Aqui vai uma pequena descrição de Pelor, para vocês sentirem o ♥ amor ♥.



"Pelor, conhecido também como O Radiante, e Aquele que Brilha, é o deus do sol e da cura. Seu dogma ensina que as virtudes da luz, como a compaixão, a sabedoria e a misericórdia guardam uma força incrível que, quando corretamente aplicada, é capaz de destruir todo o mal. Pelor é a divindade mais cultuada por humanos em terras civilizadas, e apesar de se apresentar como uma divindade pacífica e sábia, ele é um ferrenho opositor de tudo aquilo que é mal e corrupto, e quando há necessidade de empunhar armas para proteger inocentes, seus seguidores mostram uma determinação digna dos mais nobres paladinos de Heironeous, o deus da Justiça. 

Para Pelor, aquele que é forte não precisa provar sua força, e a justiça e liberdade verdadeiras advém de atos de bondade, sabedoria e auto sacrifício; entre seus clérigos é bastante comum o ditado que diz que a verdadeira essência e o caminho de Pelor estão na misericórdia e compaixão." (tirado do blog do Odin). 

Para mim, o clérigo de Pelor é o "clérigo clássico", aquilo que todo sacerdote deveria ser: preocupado em ajudar o próximo, benevolente, não proselitista, ensinando pelo exemplo, e assim vai. Acho bacana o fato de que não existem muitos paladinos de Pelor, porque o dogma dele simplesmente não combina com a obstinação de um paladino. Não que os peloritas não combatam o mal, mas eles se preocupam mais em fazer o bem, em espalhar a luz. Tanto que o próprio Pelor fala que a atenção excessiva ao mal, assim como olhar demais para o sol, pode nos cegar para aquilo que é mais importante: a bondade e a compaixão ♥. Isso combina tanto com meus ideais que eu poderia seguir Pelor tranquilamente na vida real, hahahahahahaha!

Já fiz uma clériga de Pelor, chamada Elisa, que foi uma das minhas personagens favoritas. Na nossa última aventura em Elgalor, minha monja (gente, foi minha primeira monja!) se apaixonou por um clérigo de Pelor e rolaram altas confusões, mas isso é assunto para outras postagens. Tudo o que posso dizer para fechar o desafio de hoje é... 



E vocês, que divindades curtem?

P.S. Meu deus do mal favorito é Cthulhu XD.

Comentários

  1. Pelor é uma divindade que gosto muito. Seu dogma e equilíbrio contêm imensa sabedoria. Porém, acho que minha divindade favorita é Bahamut, que combina a sabedoria e bondade de Pelor e a busca por justiça incentivada por Heironeous.

    ResponderExcluir
  2. "Keep calm and praise Pelor"

    Ahahahahaha, meu novo lema de vida!!! Pelor é meu Deus favorito de D&D. Em Forgotten, minha favorita é Mielikki, mas no geral, PELOR RULES!!!

    Beijos da Amanda^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, sim, é o meu também! "Keep calm and praise Pelor". Pelor é tudibão. A Mielikki é uma fofa também, e tem a Ehlona que é parecida. Gosto das duas, mas Pelor tem minha devoção rpgística ♥. Em Elgalor ele ainda é o deus mais cultuado no deserto de Kamaro, então isso só serve para aumentar minha predisposição a segui-lo com minhas personagens que frequentemente vem de lá XD.

      PELOR RULES!!!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, comentários são sempre bem vindos! No entanto, postagens com linguajar muito chulo, caráter ofensivo ou preconceituoso (e todas estas coisas que pessoas adultas são plenamente capazes de evitar) serão apagadas. Trolls, só na mesa de jogo. Obrigada :).

Postagens mais visitadas